sexta-feira, 2 de maio de 2014

Coluna do dia 02/05/14

***Chico Buarque é tema do projeto + Música no Museu Oscar Niemeyer***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza dia 08 de maio, quinta-feira, às 20 horas, no Auditório Poty Lazzarotto, o projeto + Música. A entrada é gratuita e dá direito a um ingresso para visitar o museu. Esta edição traz o espetáculo "Célia & Zé Luiz Mazziotti Cantam Chico", em homenagem ao aniversário de 70 anos do compositor Chico Buarque. "Tatuagem", "Retrato em branco e preto", "Samba do grande amor", "Trocando em miúdos" e outras músicas do repertório de Chico serão interpretadas por Célia e Zé Luiz Mazziotti, acompanhados pelo músico Ricardo Verocai (piano).

A capacidade do auditório é de 372 pessoas e os convites podem ser retirados na bilheteria do museu a partir do dia 03/05, sábado, das 10h às 18 horas, até o esgotamento. A bilheteria estará fechada apenas na segunda-feira (05/05). O evento tem parceira com o Provopar Estadual, portanto, a organização pede que o público traga 1 kg de alimento não-perecível para doar ao Provopar. Os objetivos do + Música são formar plateia, permitir o acesso de todos à música e proporcionar a troca de experiências de artistas locais com artistas de outros lugares do país. Também fortalecer a relação do público com o museu, por meio da integração entre as diversas formas artísticas.


O + Música desta quinta-feira tem direção-geral de Rodrigo Fornos, direção musical de Ricardo Verocai e produção da MPB Jazz. Criado em março de 2013 com a ideia de reunir artistas múltiplos (além de cantores, muitos deles são também atores, bailarinos, artistas plásticos, compositores), abordou inúmeros estilos musicais e recebeu grandes nomes, como Karol Conka, Michele Mara, Jeff Sabbag, Endrigo Bettega, Kátia Drumond, Ricardo Verocai, MUV, músicos latino-americanos, a velha guarda do jazz curitibano dos anos 1940 e 1950, como Gebran Sabbag, Fernando Montanari e Saul do Trompet para contar diversas trajetórias da música mundial. Em 2014, o projeto integra o Plano Anual do Museu Oscar Niemeyer e tem patrocínio da Copel. Além disso, o MON está preparando diversas atividades em outras áreas culturais que vão ocorrer no espaço ao longo do ano.

Célia, consagrada cantora paulista, é considerada uma das melhores intérpretes do País e comemora 44 anos de carreira. Tom Jobim, Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Ivan Lins, e outros, lhe deram canções para o disco de estreia. Com mais de 10 CDs gravados e inúmeros LPS, colocou o pé no palco pela primeira vez subvertendo a forma de cantar "Adeus batucada", de Sinval Silva, samba eternizado na voz de Carmem Miranda. Foi aplaudida e recebeu elogios da crítica e ganhando todos os prêmios de cantora revelação, inclusive o "Roquete Pinto" considerado o Grammy brasileiro da época. Célia está em estúdio gravando novo CD, que será lançado no final de outubro de 2014.

Zé Luiz Mazziotti, cantor paulista, começou sua carreira em 1966, no grupo vocal Canto4, que venceu o Festival da TV Record daquele ano interpretando "São, São Paulo Meu Amor", de Tom Zé. Em 1976 muda-se para o Rio de Janeiro e participa do Projeto Pixinguinha, cantando ao lado de mitos da MPB como Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Zezé Gonzaga e Jamelão. Na segunda metade da década de 1980 passa anos radicado na França, onde participa de festivais de jazz e canta ao lado de artistas brasileiros. O primeiro CD vem em 1994, "Zé Luiz Mazziotti".

Serviço: + Música - "Célia & Zé Luiz Mazziotti Cantam Chico" Data: 08/05/14 (quinta-feira) Horário: 20h Local: Museu Oscar Niemeyer - Auditório Poty Lazzarotto - Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba - PR Entrada gratuita - os convites devem ser retirados a partir do dia 03/05, sábado, na bilheteria do museu de terça a domingo, das 10h às 18h - vale uma entrada para visitar o MON até 08/06/14. A bilheteria do MON não abre às segundas-feiras.

***De olho no futuro***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: Alessandra Abage Gomes e a arquiteta Juliana Lahoz.


Na foto 02: A designer Raquel Frizzas, a arquiteta Sony Luczysyn, os designers Zirnai Gomes e Edson Romeiro e as arquitetas Cláudia Guimarães Pinto e Calina Mussi.

***Foi movimentadíssimo o evento promovido pela Irmãos Abage Barigui para discutir o perfil do novo consumidor do mercado imobiliário. Os anfitriões Alessandra Abage Gomes e Jorge Abage Filho receberam um seleto grupo de convidados e profissionais de arquitetura e decoração para o debate mediado pelo jornalista Roberto Couto. A mesa redonda contou com a participação de grandes nomes, como os arquitetos Ivan Wodzinsky e Jayme Bernardo, o empresário Carlos Eduardo Canto, João Auada, diretor de Novos Negócios da Tecnisa na Região Sul e Marina Nessi, franqueada da Casa Cor Paraná.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2014), que vai acontecer em Curitiba entre os dias 7 e 9 de maio, já conta com a confirmação de representantes de 80 cidades distintas, com participantes das cinco regiões do país. O evento já recebeu mais de 900 inscrições, que são limitadas e gratuitas, e seguem abertas no site http://cici2014.com/.

*****Termina neste sábado (3), na Galeria Teix a exposição ‘Curitiba, quem é essa?’, que reúne os artistas e fotógrafos Ana Procopiak, Auana Zubek, Claudine Watanabe, Cintya Hein, Faisal Iskandar, Marco Teixeira, Maria Mion, Maringas Maciel, Neni Glock e Roberto Pitella. A exposição é em homenagem ao aniversário de Curitiba, comemorado em 29 de março. Todas as obras estão à venda.

*****A Feira do Construtor 2014 – Feira dos Fornecedores da Construção Civil que será realizada entre os dias 07 e 10 de maio, no Expo Unimed, em Curitiba, apresentará novidades, principais tendências, produtos, equipamentos e soluções, para este que é um dos principais motores da economia do país, responsável por movimentar mais de 222 bilhões ao ano, segundo dados do IBGE (2013).

*****O Classic Sunday desta semana, 4 de maio, traz como atração principal o DJ Alexandre Scolaro. O DJ residente do TAJ Curitiba, Diego Palladino, comanda o warm up da noite.

*****A cidade de Londrina recebe nesta sexta (2) e sábado (3) o treinador Francis Roig, que treina o tenista espanhol Rafael Nadal, atual número 1 no ranking mundial. Ele estará participando do 1º Workshop Internacional de Tênis 2014, realizado pelo Departamento de Capacitação e Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) com o apoio da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Federação Paranaense de Tênis (FPT). O evento será realizado no Londrina Country Club, com objetivo de capacitar os professores de tênis de todo o Paraná.

*****Neste sábado (03), a partir das 15h, a Livraria Cultura do Shopping Curitiba recebe os lançamentos dos livros infanto-juvenis “O Menino que Perdeu a Magia”, “O Reino Dourado: Em Nome de Fanon” e “Mundo de Fantas”. Os autores vão conversar com os presentes às 15h no Teatro Eva Herz e logo depois iniciarão as sessões de autógrafos, no hall. O evento é gratuito e aberto ao público.

*****O projeto Foto em Pauta, que conta com a participação de quatro artistas paranaenses, chega a Galeria de Artes Gráficas e Fotojornalismo do Oi Futuro em Belo Horizonte. A mostra, que começa no dia 7 de maio com a exposição Fotografia de Rua, volta-se para a apreensão da maneira como o homem experimenta a cidade em seu cotidiano, abrangendo diversos espaços que as pessoas frequentam no ambiente urbano.

*****Entre os dias 05 e 18 de maio, acontece em Curitiba o 2º CWBurger Fest, evento especialmente dedicado ao hambúrguer, sanduíche que conquistou paladares de diferentes culturas. A Banoffi, o Bar CanaBenta, o Estofaria Bar e o PicanhaBrava criaram versões especiais e prometem deixar os amantes do símbolo do fast food ainda mais apaixonados.

*****A Caixa Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta (dia 07) às 20h, como parte do projeto Cena HQ, a leitura do quadrinho Almas Públicas, de Marcello Quintanilha. A direção da encenação é de Mauro Zanatta, que participa do projeto a convite dos curadores José Aguiar e Paulo Biscaia Filho. O autor da HQ estará presente para um bate-papo após a apresentação.

 ***Arquitetura versátil***


Crédito da foto: Graci Assolari.

***A Bender Arquitetura, comandada pelos arquitetos Karla e Filipe Bender (mãe e filho), foi convidada a mostrar seu trabalho em três mostras de decoração ainda no primeiro semestre de 2014. A dupla apresenta sua versatilidade com projetos em diferentes segmentos e faz a sua estreia na mostra “Casa de ideias” da Ton Sur Ton, na mostra “Grey House Iluminação Concept by Masisa” e também na “1ª Mostra Casa Baby Dreams”, promovida pela loja especializada em artigos infantis Baby Dreams.

***TAJ Curitiba participa do Brasil Sabor 2014***


Crédito da foto: Divulgação.

***O badalado bar TAJ Curitiba participa da 9ª edição do festival Brasil Sabor, evento organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que acontece entre os dias 1º e 31 de maio. Valorizando a gastronomia local no ano da Copa do Mundo, o tema do evento neste ano é “O Brasil inteiro pedindo mais um”.

Os chefes de cozinha do TAJ, Tiago Barcellos e Henrique Jorge Campos, criaram especialmente para o festival o prato Thay Tartare, que mixa a brasilidade do palmito com toques indo asiáticos. A porção é composta por finas fatias de pupunha in natura com tartare de salmão e temperos e especiarias. Custa R$ 20,80 e serve duas pessoas. Serviço: TAJ Rua Bispo Dom José, 2302 – Batel Informações e reservas: 41 3343-4467 www.tajbar.com.br

***Novidades no mercado de gastronomia***


Crédito da foto: Divulgação.

***As empresárias e nutricionistas Fabiana Teixeira de Freitas e Adriana Caressia Giacomazzi estão lançando o Demi Chef Mise En Place, pratos gourmet cujos ingredientes já vêm pré-preparados para serem finalizados na casa do cliente, facilitando a vida dos consumidores que buscam praticidade e comodidade no preparo de sua alimentação. Com ingredientes frescos e selecionados, o menu do Demi Chef conta com opções variadas de carnes, aves, frutos do mar, massas e vegetais, todas com tempo médio de preparo de meia hora.

Cada kit serve duas pessoas e não é preciso saber cozinhar para preparar as receitas. Fabiana e Adriana são proprietárias da Casa das Dietas, em Curitiba, e têm uma carteira com mais de 5.000 mil clientes atendidos. O Demi Chef é mais um produto idealizado pelas empresárias, resultado de dois anos de pesquisa. Conheça o Demi Chef no site www.demichef.com.br ou pelo telefone (41) 3343-1426.

***Filarmônica de Goiás se apresenta nesta sexta-feira no Canal da Música***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Orquestra Filarmônica de Goiás faz única apresentação nesta sexta-feira (2), às 20h30, no Canal da Música. Este será o primeiro espetáculo da turnê nacional 2014 com as participações do violinista israelense Ittai Shapira, como solista, e regência do maestro britânico Neil Thomson, regente titular e diretor artístico da Filarmônica de Goiás desde o início deste ano.

A entrada é gratuita e a apresentação tem o apoio do Governo de Goiás e do Centro Cultural Oscar Niemeyer. No programa estão obras de Camargo Guarnieri (Abertura Concertante), Dvorák (Concerto para Violino e Orquestra em Lá Menor, Op. 530) e Tchaikovsky (Sinfonia N°2 em Dó menor, Op. 17).

***Mini festival Duvida? reúne artes diversas na Escola Portfolio***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um final de semana de muita interação artística. Essa é a proposta do Duvida?, evento promovido pela Escola Portfolio em Curitiba, dias 3 e 4 de maio (sábado e domingo) das 10h às 19h. Segundo o idealizador Nilo Biazzetto Neto, está programada para os dois dias uma confluência de várias artes feitas por gente do Paraná e Santa Catarina, como grafite, música, teatro, poesia, escultura e a fotografia, é claro.

 “Serão palestras, bate papos, intervenções, oficinas, varal de fotos e também de uma pequena feira de fotografia, vinil, poesia e outras artes. Além disso, teremos apresentações teatrais, shows musicais e a construção de um belíssimo jardim fotográfico”. Ainda haverá palestra artesanal de cervejas e um bate-papo sobre a construção de instrumentos musicais. “Acredito que o olhar do fotógrafo deve ser formado pelo acúmulo de conhecimento obtido por meio de experiências diversas como viagens, livros, música, poesia, gastronomia, artes e a própria vida. O fotógrafo não deve apenas falar sobre fotografia, mas abrir sua cabeça para conhecer mais sobre outros mundos. E isso requer referências”, explica Nilo.

Em sua primeira edição, o evento está sendo organizado sem leis de incentivo ou patrocinadores. Apenas com a força da união de várias artes, artistas e amigos que apoiaram o projeto desde o início. A entrada é livre e aberta ao público em geral, mas a Portfolio sugere aos participantes que tragam 1kg de alimento não perecível ou um litro de leite para doação a uma instituição de caridade. Serviço: Mini festival de artes. Onde: Escola Portfolio – Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, Curitiba. Quando: 3 e 4 de maio, sábado e domingo, das 10h às 19h. Entrada: Livre. Informações: escolaportfolio.com.br / 41-3252-2540.

***Mão Sem Fronteiras realiza ação em Colônia Penal de Piraquara***


Crédito da foto: Divulgação.


Na foto, da (esquerda para a direita), Glacélia Quadros – Coordenadora da CEQP (Coordenação de Educação, Qualificação e Profissionalização); Lilian Miranda – Coordenadora nacional MSF; Ismael Salgueiro Meira, Diretor da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná; Romeu Huczok, Presidente MSF e Dulce Pazinato Casarin, representante do Programa ENO- Environment online.

***A Organização Mãos Sem Fronteiras realizou na última segunda-feira uma ação para promover o bem-estar na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, em Piraquara. A organização usou técnicas de meditação para beneficiar a saúde dos aproximadamente 250 detentos. 

***Mostra É Daqui destaca artistas curitibanos***


***Começa no dia 15 de maio, com a apresentação da cantora Rogéria Holtz, a Mostra É Daqui, que visa criar oportunidades para que os músicos de Curitiba mostrem seus trabalhos autorais em sua cidade natal. Serão 12 shows realizados no Pequeno Auditório do Teatro Canal da Música, entre maio e novembro deste ano, sempre às quintas-feiras, 20 horas. 

Com curadoria de Luciana Monteiro, produtora e coordenadora do Teatro Canal da Música e Adriana Sydor de Paula, produtora musical, a mostra pretende ser um mosaico de estilos – samba, MPB, rap, maracatu, chorinho. “Claro que pensamos em agregar mais artistas. Por isso mesmo é que a ideia é fazer uma nova edição do projeto no próximo ano”, diz Luciana. Os shows serão gravados pela emissora TV É Paraná, que os veiculará posteriormente em sua grade de programação. Os ingressos custam R$ 15,00 (inteira) e $ 7,50 (meia entrada), à venda na bilheteria do teatro. A dica é adquirir os convites com antecedência, para evitar ficar de fora, pois o Pequeno Auditório tem apenas 120 lugares. Informações: 3331-7513.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA É DAQUI 

Rogéria Holtz – 15 de maio, Karol Conka – 5 de junho, Gerson Bientinez – 17 de julho, Banda Serenô – 7 de agosto, Lydio Roberto – 14 de agosto, Thayana Barbosa – 28 de agosto, Glauco Solter – 11 de setembro, Claudio Menandro – 25 de setembro, Thais Morell – 9 de outubro, Iria Braga – 23 de outubro, Molungo - 6 de novembro, Ana Cascardo - 20 de novembro. A realização deste projeto foi possível graças a Fundação Cultural de Curitiba, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Curitiba, Apoio da É-Paraná. Incentivo: Volvo, Celepar, Fundação Poty Lazaroto. 


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário