segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Coluna do dia 20/01/14

***A CAIXA CULTURAL CURITIBA HOMENAGEIA O POETINHA***

Exposição exibe aquarelas e músicas inéditas de compositores da MPB inspiradas em poema de Vinicius de Moraes


Crédito da foto: Divulgação.

 ***A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”, que abre na próxima terça-feira (21), em que grandes nomes da música brasileira como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Antonio Nóbrega e Martinho da Vila se unem ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes. Serão exibidos vídeos e fotografias que registram o making of de composições musicais inéditas, além de aquarelas originais feitas pelos artistas, inspiradas no poema “O Haver”, do compositor carioca.


A mostra, que já passou pelos espaços da Caixa Cultural no Rio de Janeiro e Salvador, traz também 15 telas em tinta acrílica do artista gráfico Elifas Andreato, curador do projeto, uma para cada estrofe do poema. A convite de Elifas, 15 músicos participaram de oficinas onde criaram individualmente as canções, sejam instrumentais ou letradas. Depois, cada um desenvolveu uma pintura aquarela em homenagem ao poeta – com exceção de Chico Buarque, que realizou uma obra a quatro mãos com o artista curador e fez uma leitura do poema "O Haver" registrada em vídeo para a exposição.

O resultado se materializou em DVD, catálogo e exposição, além de um site que detalha todo o processo de produção (www.ohaver.com.br). Além de Chico, participaram da iniciativa Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel O’Pensador, Renato Teixeira e Rildo Hora. Assim como os artistas, o público que visitar a mostra que une música e artes plásticas poderá dar asas à imaginação com lápis aquarela e perfis de Vinicius de Moraes elaborados por Elifas Andreato, em um programa de ação educativa que valoriza a relação das obras expostas com o visitante, seja ele escolar ou espontâneo.


A relação de amizade entre Elifas e Vinicius começou em 1975, quando o artista gráfico foi convidado a criar a arte da capa do disco “Vinicius e Toquinho”. “Eu já era casado e não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música “O Filho que Eu Quero Ter” e fiquei estupefato com a canção. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos”, conta o pai de Bento e Laura. A exposição nasceu como uma maneira encontrada por ele de retribuir ao poeta a inspiração que o fez desejar uma família.


Com quase 50 anos de carreira, o artista gráfico, cenógrafo e jornalista Elifas Andreato é considerado um dos nomes mais prestigiados das artes gráficas do país. Produziu capas de discos para quase todos os grandes nomes da música popular: de Chico Buarque a Paulinho da Viola; de Adoniran Barbosa a Elis Regina. Ainda jovem, deixou o ofício de aprendiz de torneiro mecânico no final dos anos 1960 para tornar-se estagiário e logo diretor de arte do núcleo de fascículos femininos da editora Abril. Em 1970, participou da criação da revista Placar e da coleção História da Música Popular Brasileira. Ainda na década de 1970, colaborou com jornais e revistas de contestação à ditadura militar, como Opinião, Movimento e Argumento – boa parte dessas obras engajadas pôde ser vista na exposição “Elifas Andreato – As Cores da Resistência”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2010.

***Sabrina Sato será a musa do Carnaval da Brahma***


Crédito da foto: Divulgação.

***A apresentadora e modelo Sabrina Sato foi a escolhida para representar o carnaval de Brahma, que em 2014 terá três camarotes: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A musa vai marcar presença na capital paulista e na cidade maravilhosa. Em Salvador, Claudia Leitte será a embaixadora do espaço. Os Camarotes Brahma de São Paulo e Salvador são acessíveis ao público via compra de passaportes. Já o do Rio de Janeiro é só para convidados, mas o conceito é o mesmo nas três praças: promover um evento exclusivo, que reúne em um mesmo ambiente serviço all inclusive e shows para serem aproveitados ao lado de celebridades e com uma vista privilegiada para os desfiles.

A receita de sucesso aberta ao público é uma iniciativa da Central de Camarotes, uma joint venture entre a BBHouse e a Playcorp. Juntos, os Camarotes Brahma de São Paulo e Salvador deverão receber mais de 30 mil pessoas em todos os dias de funcionamento. O público também pode optar por diferentes propostas dentro dos Camarotes, que incluem, por exemplo, o espaço vip para ficar bem perto dos famosos, no ambiente em que costumam se concentram no interior do evento.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A John John faz lançamento da coleção 2014 “On the Road”, no shopping Iguatemi, em São Paulo, para clientes e convidados.

*****Os diretores da empresa paranaense Romera Móveis e Eletrodomésticos, Ricardo Romera e Júlio Lara, acabam de retornar de Nova Iorque, onde participaram da convenção anual da National Retail Federation (NRF 2014), maior evento mundial do varejo. Em sua 103a. edição, a NRF 2014 reuniu 30 mil participantes das principais e mais fortes marcas do varejo mundial, com apresentações de cases da IBM, Wal-Mart, Macy's, Wallgreens e TOMs, entre outros.

*****O cantor britânico George Michael anunciou nesta segunda (20) que irá lançar seu novo álbum, "Symphonica", no dia 17 de março. Segundo o músico, o trabalho incluirá alguns de seus hits mais famosos, com novos arranjos, assim como interpretações de singles de outros artistas, como "My Baby Just Cares for Me", de Nina Simone e "The First Time Ever I Saw your Face", de Ewan MacColl.

*****A Campanha de Natal do Palladium Shopping Center ainda não terminou. Até o dia 22 de janeiro os clientes poderão trocar suas notas fiscais, no valor de R$ 200,00, por um cupom para concorrer a três carros 0KM Citröen C4 Lounge. O sorteio será realizado no dia 23/1, às 20h. As notas são trocadas no Posto de trocas, localizado no piso L3.

*****A CWB Triumph promove, neste sábado (25), o 3º Triumph Ride, passeio organizado pela concessionária. Os motociclistas percorrerão cerca de 75 km até a cidade da Lapa (PR), onde, na sequência, almoçarão juntos no restaurante Casarão. O almoço será por adesão, R$ 40,00.

***ZUMBI DOS PALMARES NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***

 Baseado no clássico “Arena conta Zumbi”, musical retrata a luta dos Quilombolas de Palmares no período colonial brasileiro


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta o musical “Zumbi”, nos dias 23, 24, e 25 às 20h e dia 26 às 19h, uma homenagem ao clássico espetáculo “Arena conta Zumbi”, escrito na época da ditadura militar (1964-1985) por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. Com direção geral de João das Neves e direção musical da cantora Titane, inspirada na trilha original de Edu Lobo, a montagem realizada pelo Instituto Augusto Boal refaz a trajetória do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados, durante o período colonial no país. Um grupo de dez atores – todos negros, pela primeira vez, desde a estreia de “Arena Conta Zumbi” em 1965, no Teatro de Arena – reveza-se no palco para representar os personagens de acordo com o Sistema Coringa, criado por Boal para viabilizar a encenação de peças com elencos reduzidos.

Dentro deste modelo dramatúrgico, o coringa, como no baralho, pode substituir qualquer carta, prescindindo-se de um protagonista. “Minha proposta é a realização de um sonho: ver Zumbi representado por um elenco de atores negros. Tenho a pretensão de crer que Boal e Zumbi estariam de acordo”, diz Cecília Boal, viúva do autor e fundadora do Instituto Augusto Boal. Cecília Boal convidou João das Neves para dirigir o espetáculo após conferir seu trabalho em outro musical, a montagem “Besouro Cordão-de-Ouro”, de 2007.

Para o diretor, mais do que retomar o histórico espetáculo de Boal e Guarnieri, “Zumbi” deseja reavivar a saga de um dos heróis fundadores brasileiros, Zumbi, “com a alegria e a fé de uma nação que começou realmente a ser construída ali, na Serra da Barriga”.


Marco do teatro político brasileiro, “Arena Conta Zumbi” foi encenado pela primeira vez em 1965, no Teatro de Arena. No elenco, nomes como Giafrancesco Guarnieri, Lima Duarte, Dina Sfat, Marília Medalha e José Luiz de França Penna deram vida aos personagens históricos. A montagem conseguiu fugir da censura ao utilizar fatos da história do país, ensinados na escola, como subterfúgio para criticar a realidade política do Brasil da época, que vivia sob ditadura militar. O espetáculo, já apresentado nos espaços da CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, tem elenco formado por Alysson Salvador, Benjamin Abras, Evandro Nunes, Júlia Dias, Júnia Bertolino, Kátia Aracelle, Nath Rodrigues, Ricardo Campos, Rodrigo Almeida e Rodrigo Jerônimo.

***Ronaldo Fraga abre a primeira edição do “Trajeto Lumen Ao Vivo” de 2014***


Crédito da foto: Divulgação.

***Moda é o tema do primeiro “Trajeto Lumen Ao Vivo” de 2014, marcado para dia 23 de janeiro, às 18h. O projeto, uma parceria da rádio Lumen FM e do Shopping Curitiba, não poderia começar o ano com convidado melhor, o estilista Ronaldo Fraga.

Conhecido pelas suas coleções inspiradas na cultura brasileira, ele foi um dos principais estilistas no processo de criação de um design de moda com o DNA do país. Suas criações já ultrapassaram os limites das passarelas para exposições, filmes e livros e foram apresentadas em diferentes países como Japão, Holanda, Espanha, Bélgica, Chile, Argentina e México.

O bate-papo em estilo mesa redonda, que será realizado no Largo Curitiba do Shopping Curitiba, contará ainda com convidados locais, os estilistas Junior Gabardo, Roberto Arad e Vinícius Cocchieri, o cabeleireiro Joelson Piu e a maquiadora Adrielle Costa Contini. A entrada é gratuita e as entrevistas serão transmitidas ao vivo, pela Rádio Lumen FM (99.5). Mais informações no fone 41 3271 4700 (Rádio Lumen FM).

***Verão pede Happy Hour***


***Com o aumento das temperaturas, o Outback Steakhouse é uma ótima opção para quem quer curtir um Happy Hour. Durante o “Billabong Hour”, famoso happy hour da rede, as bebidas alcoólicas são servidas pela metade do preço (exceto garrafas). Conhecido por seu chopp servido em caneca congelada (340ml, R$ 9,00) e drinks variados como o Wallaby Darned, combinação frozen de espumante, pêssego, vodka e ingredientes exclusivos (280ml, R$ 20,50), o Billabong Hour do Outback acontece de segunda a sexta (exceto feriados), das 18h às 20h.

***Minigarrafinhas de Todo Mundo***


Crédito da foto: Divulgação.

***Minigarrafinhas colecionáveis da Coca-Cola vão fazer a cabeça dos adolescentes e os apaixonados por futebol. A marca lançou no dia (15), dezoito modelos de alumínio decoradas com as bandeiras de todos os países que já sediaram a Copa do Mundo da FIFA (Argentina, Chile, Uruguai, México, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, França, Itália, Suécia, Suíça, África do Sul, Japão, Coréia do Sul), os três próximos países-sede (Brasil, Rússia e Catar), além de duas edições especiais Coca-Cola. Além das garrafinhas, os jovens consumidores poderão adquirir o mini engradado para guardar as peças e completar a coleção.

A promoção, válida em todo o território nacional, acontece até abril e promete agitar o país do futebol. Para colecionar as garrafinhas o consumidor deve juntar pontos, adquiridos por meio de produtos Coca-Cola, e retirar as miniaturas em um dos diversos pontos de trocas espalhados nas principais cidades do Brasil. Aqui no Paraná, a partir do dia 18 de janeiro, a marca estará com um ponto de troca construído especialmente para a ação, no meio da Praia Central de Guaratuba. Além disso, diversos quiosques serão instalados nos shoppings das cidades do interior do Paraná e São Paulo. Confira as embalagens participantes e os pontos de troca da sua cidade em: www.coca-cola.com.br.

***Shopping Curitiba dá início aos “5 Dias de Loucura”***


***De 22 a 26 de janeiro, o Shopping Curitiba realiza a tradicional liquidação “5 Dias de Loucura”. Com descontos de até 70%, os clientes terão a oportunidade de comprar produtos de qualidade com preços verdadeiramente mais baratos.

Para agitar ainda mais a semana, no dia 23, o estilista Ronaldo Fraga estará no Shopping para participar do “Trajeto Lumen Ao Vivo” e falar de um assunto no qual ele é especialista, moda. Os clientes que estiverem aproveitando a liquidação poderão participar do evento, que é gratuito. Nesta edição, o tema é a badalada Ibiza, paraíso espanhol conhecido pelas festas e famosos clubs que atraem milhares de turistas.

 
Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário