sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Coluna do dia 24/02/12

Crédito da foto: Renato Stockler.

***A Caixa Cultural Curitiba recebe no próximo dia 28 às 20h, o pianista, cantor, compositor, crítico e escritor Zé Miguel Wisnik, interpretando canções de seu mais recente trabalho, “Indivisível”. A apresentação abre a quarta temporada da Série Solo Música.

O álbum “Indivisível” traz parcerias com nomes como Chico Buarque, Jorge Mautner, Marcelo Jeneci, Guinga, Alice Ruiz, Luiz Tatit, Paulo Neves e Zé Tatit. A estreita relação com a poesia é característica do álbum, que conta com a leveza e a precisão do violão de Arthur Nestrovski. A faixa de abertura é uma versão de Nestrovski para a “Serenata” de Schubert. O álbum segue com obras escritas por Wisnik para teatro e balé, além de poemas musicados, como “Tenho dó das estrelas”, de Fernando Pessoa, e “Anoitecer”, de Carlos Drummond de Andrade.

Para o curador do projeto, Alvaro Collaço, “abrir a temporada com Zé Miguel Wisnik é um sonho. Mais que um belo show, ele traz em seu trabalho a força da canção brasileira”.

***DIA TRISTE PARA MUSICA BRASILEIRA***

***O cantor e compositor Pery Ribeiro morreu na manhã desta sexta-feira, aos 74 anos, vítima de um enfarte. Ele estava internado há 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Niterói, tratando uma endocardite. O cantor tinha alta marcada para esta semana e a morte surpreendeu a família.
"Hoje pela manhã fomos surpreendidos com esse enfarte fulminante", disse Ana Duarte, esposa de Pery há 20 anos, em entrevista ao G1.

Filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, Peri Oliveira Martins iniciou a carreira artística aos três anos de idade, dublando o desenho animado da Disney Branca de Neve e os Sete Anões ao lado da mãe. Dalva fazia a voz da Branca de Neve enquanto o pequeno Pery era o anão Dengoso.

Assumiu o nome artístico de Pery Ribeiro em 1959, ao participar do programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional, por sugestão do radialista César de Alencar. Na época, trabalhava como cameraman na TV Tupi.

Em 1963 gravou a primeira versão comercial da canção "Garota de Ipanema", no LP Pery é todo bossa. O disco traz ainda canções de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli ("Me lembro vagamente", "Nós e o mar", "Ah! Se eu pudesse" e "Rio"), Silvio César ("O que eu gosto de você") e Tito Madi ("Só sei"), além de composições próprias.

***CARNAVAL DO CLUBE CURITIBANO REÚNE 3 MIL FOLIÕES***

Crédito da foto: Gustavo Garrett.

Na foto: O presidente do Clube, Joaquim Miró, e a primeira-dama, Maria Cristina prestigiaram a grande festa.

***O tradicional e animado Baile de Carnaval do Clube Curitibano agitou os foliões em um imenso jardim encantado que os transportou ao universo de Alice no país das maravilhas. Os bailes, infantil e adulto, lotaram o Salão Azul com cerca de 3 mil associados, na última terça (21).

Durante a tarde, as intervenções de imagens do VJ Fábio França, escultor de balões, malabares e recreação garantiram o entretenimento da criançada com direito a muita pipoca e algodão doce. Já, durante a noite, os festejos do momo ficaram por conta das marchinhas e dos tradicionais bailes de Antonina comandados pela banda Coração Brasil e o Duo Gebran.

***VIDA SOCIAL***

Crédito da foto: Divulgação.

***Celso Florêncio, gerente geral da Cataratas do Iguaçu e da Econoronha, que administram a visitação dos Parque do Iguaçu e Fernando de Noronha, foi convidado ao camarote da Brahma no Rio.

Celso aproveitou a folia do carnaval carioca, assistindo os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, ao lado da sua esposa Mirtes e diversas celebridades que estavam curtindo o clima carnavalesco no camarote. O gerente e a esposa foram convidados ao camarote por José Victor Oliva, da Holding Clube.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O empresário Edson Marochi, da Simmetria Ambienti, vai visitar duas importantes feiras de decoração nas próximas semanas. A 24ª ABUP Show que acontece de 24 a 28 de fevereiro e o 15º DAD (Salão Internacional de Decoração, Artesanato e Design) que acontece de 27 de fevereiro a 1° de março, ambas em São Paulo. A loja curitibana especializada em mobiliário de alto padrão pretende dar um upgrade em sua coleção 2012, trazendo as novidades dos maiores eventos de artigos de casa, decoração e design da América Latina.

*****As obras da Casa Cor Paraná 2012 já começaram e, no próximo dia 28, a partir das 14h, a diretora do evento, Marina Nessi, recebe expositores, imprensa e fornecedores para a apresentação oficial do imóvel sede da mostra em 2012. Com o tema Retrofit, a 19ª edição paranaense do evento será de 1º de junho a 11 de julho, na Casa Cultural União Juventus, localizada na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 389 (Batel), no quadrilátero da decoração da capital paranaense. Na ocasião, o arquiteto Felipe Guerra, fará uma palestra sobre “O Retrofit na Identidade Urbana – experiência do Instituto Jaime Lerner”. Em seguida haverá uma visita guiada ao imóvel.

*****Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, apenas 7,7% das vagas de conselhos de administração das empresas listadas na bolsa de valores brasileira são mulheres. Em um comparativo com 25 países, englobando todos os continentes, o Brasil está em posição intermediária no que se refere à presença de mulheres em conselhos do mundo inteiro.

*****No próximo dia 07 de março, na Via Funchal, a atual estrela da música brasileira Paula Fernandes, o violinista e maestro Marcus Viana, a Transfônica Orkestra e o Sagrado Coração da Terra, considerado pela crítica especializada o maior grupo progressivo latino americano, farão um imperdível show em prol das crianças da associação F.A.CE. - Facial Anomalies Center. O show beneficente será dividido em duas partes. Na primeira Marcus Viana, acompanhado da Transfônica Orkestra apresenta os sucessos compostos para as trilhas sonoras das novelas “Pantanal”, “O Clone”, “Xica da Silva” e para a minissérie “A Casa das Sete Mulheres”. No segundo momento do show, a cantora Paula Fernandes, que dispensa apresentações já que é uma das mais belas vozes brasileiras e destaque no cenário atual, fará um pocket show e cantará sucessos como "Pássaro de Fogo" e "Jeito de Mato" acompanhada pelo Sagrado Coração da Terra.

Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora Fernanda Takai está de malas prontas para embarcar para Los Angeles, onde vai gravar seu terceiro álbum solo. Dessa vez o trabalho será em parceria com Andy Summers, lendário guitarrista do The Police.

Os dois se conheceram pessoalmente através de Roberto Menescal, que convidou Takai para participar do DVD “United Kingdom of Ipanema” produzido por ele ao lado do guitarrista inglês. "Dois anos depois fiquei sabendo que Andy tinha composto várias canções pensando na minha voz. Ele é profundamente influenciado pela bossa nova e queria fazer um álbum que refletisse isso. No início achei que ia fazer uma participação especial apenas, mas ele acabou me chamando pra selecionar o repertório e cantar em todas as faixas” – conta Fernanda Takai.

Para temperar essa mistura de pop e bossa nova, foram chamados Marcos Suzano (percussão) e Abraham Laboriel Senior (baixo), músicos conhecidos no mundo inteiro. Tudo será registrado no estúdio do próprio Andy em Santa Monica (CA). O álbum será lançado no final do primeiro semestre pela Deck, no Brasil, Japão, Estados Unidos e em alguns países da Europa.

***Gravado em dezembro de 2009, fechando a turnê de “Fome de Tudo”, o show histórico que a Nação Zumbi fez no Marco Zero de Recife será finalmente lançado em DVD, CD e LP em março, pela Deck.

Batizado de “Nação Zumbi ao Vivo em Recife”, o projeto traz a banda em sua melhor forma, tocando “em casa” músicas nunca antes registradas em DVD, para uma plateia de mais de 80 mil pessoas.

Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Pupillo (bateria e percussão), Gilmar Bola 8 (alfaia e voz), Toca Ogan (percussão e voz), Gustavo da Lua (alfaia) e Marco Matias (alfaia) tocam 15 músicas e recebem convidados. São eles: Fred 04 (“Rios, Pontes e Overdrives”), Arnaldo Antunes (“Antene-se”), Os Paralamas do Sucesso (“Maracatu Atômico”) e Siba e a Fuloresta (“Trincheira da Fuloresta”).

***Os discos com o show de Roberto Carlos em Jerusalém serão lançados na primeira semana de abril.
De acordo com o presidente da gravadora Sony, a apresentação do cantor realizada em setembro do ano passado será lançada em CD, DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D.

***A modelo Tânia Pozzebom é a capa da quarta edição da exclusiva revista PKB, que circula em março, com a nova coleção Outono-Inverno.

O editorial, produzido por Malu Meyer, foi fotografado no início do ano por Herbert Coelho nas ruas centrais de Curitiba. A arquitetura clássica da cidade e o típico céu acinzentado da capital molduram os luxuosos looks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário