sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Coluna do dia 20/01/12

Crédito da foto: Divulgação.

***Há exatos 30 anos, o Brasil acordava com a notícia da morte de umas das maiores cantoras nacionais. Em 1982, Elis Regina foi encontrada morta em seu apartamento nos auge dos seus 36 anos. Mas mesmo com uma vida breve, Elis escreveu seu nome na história da música brasileira e eternizou grandes canções. Uma das intepretações mais lembradas é a da música Arrastão, de autoria de Vinicius de Moraes e Edu Lobo, que a fez ganhar o Festival de Música Popular Brasileira de 1965.

“Entre as grandes cantoras brasileiras, nenhuma foi maior que Elis Regina”, declarou o crítico Nelson Motta, que produziu “Em Pleno Verão (1970)”, álbum visto como um dos mais históricos de sua carreira, pelo fato, de também, registrar grandes interpretações da cantora.

A opinião de Motta é ratificada quando se percebe que a cantora ainda permance viva na memória nacional e as músicas interpretadas por ela agradam às novas gerações. Elis cantou tanto compositores já consagrados na sua época - como Tom Jobim, com quem gravou “Tom & Elis” um dos discos mais importantes da Bossa Nova – como fez interpretações e parcerias musicais que contribuíram para projetar nacionalmente músicos como João Bosco e Jair Rodrigues.

“Elis era uma cantora do Brasil com uma voz do outro mundo! Talentosa, afinada, com dicção perfeita e excelente na escolha do repertório”, disse a jornalista e biógrafa da cantora ao 247, Regina Echeverria, que acaba de relançar, pela editora LeYa Brasil, o livro “Furacão Elis”.

Regina conta que conheceu Elis quando trabalhava em um jornal diário, em SP, e que a cada entrevista que fazia com a cantora, se aproximava mais dela. “Certo dia, ela me pediu para fazer a biografia. E eu argumentei que ainda era muito cedo - tanto para ela, como para mim. Éramos ainda jovens”, disse. Só após a morte da cantora, a jornalista aceitou o desafio de escrever o livro.

De todas as obras, a memorável na opinião da biógrafa é Falso Brilhante, disco com o qual Elis chegou ao patamar máximo do sucesso, e fez um espetáculo homônimo, que ficou mais de um ano em cartaz e foi considerado o mais bem sucedido da sua história. “Assisti ao show quase dez vezes. Foi um primor, um momento mágico”, conta.

***SAUDADES***

***Morreu nesta segunda-feira (16), aos 82 anos, Carminha Mascarenhas, mãe de Raul Mascarenhas e avó de Mariana Belém e Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães. A cantora estava morando há 1 ano e 8 meses no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e foi internada no hospital Cardoso Fontes na última semana. Segundo o próprio Retiro, a morte ocorreu às 6 horas da manhã.

Uma das suas últimas aparições em público foi em "Cantoras do Rádio" um documentário de Gil Baroni que retrata a era de ouro do rádio entre 1930 e 1950. No filme Carmélia Alves Carminha Mascarenhas Ellen de Lima e Violeta Cavalcante prestam uma homenagem as grandes divas da época. Uma estrela com essa relevância em nosso cenário musical não teve pela mídia o merecido espaço e homenagens por tudo o que fez e deixou para próximas gerações.

A coluna, por telefone uma funcionária do Retiro informou que Carminha recebia com frequência a visita do filho Raul. Mariana, que deu à luz Laura no final do ano, deixou uma mensagem de carinho em seu Twitter. Infelizmente, Carminha não chegou a conhecer a filha de Mariana. A cantora ainda fez referência ao irmão, Rafael Mascarenhas, morto em um acidente no Rio em 2010.

A Carreira.

A música entrou na vida de Carminha muito cedo. Quando começou a trabalhar como crooner em um grupo, ela conheceu o pianista Raul Mascarenhas. Da união, nasceu Raul Mascarenhas Jr. Seu primeiro disco foi lançado em 1953, e dois anos depois, Carminha foi contratada pela Rádio Nacional.

A sua trajetória traz parcerias com grandes nomes da música brasileira. Em 1959, Carminha gravou seu primeiro LP solo que continha a faixa Eu Não Existo Sem Você, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A cantora estava morando há 1 ano e 8 meses no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e foi internada no hospital Cardoso Fontes na última semana. Segundo o próprio Retiro, a morte ocorreu às 6 horas da manhã.

Crédito da foto: Robson Senne.

***CLAUDIA LEITTE ANTECIPA O CARNAVAL EM GUARATUBA ***

***Com direito a figurino, bailarinos e cenário especial, Claudia Leitte vai agitar e esquentar ainda mais a temporada do litoral paranaense no próximo dia 28 de janeiro durante a programação “Café Curaçao 2012 – Um Show de Verão”. A cantora chega no ritmo do hit do verão “Dia da Farra e do Beijo”, que está entre as músicas de axé mais tocadas no país, e faz uma prévia do Carnaval baiano em um show inédito no Café Curaçao em Guaratuba, a partir das 0h30. No palco da Prime Arena Curaçao, além de grandes sucessos de sua carreira, o público poderá conferir projeções em um grande painel de led, efeitos em 3D, entre outras atrações surpresas. O novo figurino revela a inspiração pelo clima tropical do verão brasileiro, com muito brilho e cores fortes.

Claudia, é dona de vários hits que devem fazer parte do setlist, como “Preto”, “Samba”, “Beijar na Boca”, “As Máscaras”, “Famo$a”, dueto com Travie McCoy, “Trilhos Fortes”, “Don Juan”, parceria com Belo, “Água” e “Dia da Farra e do Beijo”, a nova canção de trabalho, que não pode ficar de fora do repertório. “Estou montando um show bem Carnaval, pura alegria e muita adrenalina. Para ninguém ficar parado. Vai ser em Guaratuba a noite da Farra e do Beijo - hit de Claudia para este verão - é para já deixar todo mundo com um gostinho do Carnaval da Bahia. Espero que seja muito divertido para todo mundo. Que as pessoas tragam uma energia positiva para essa festa que já é maravilhosa, assim como foi no show do ano passado”, revela Claudia Leitte sobre sua apresentação no Café Curaçao.

E por falar em Carnaval, a loira já adianta as novidades deste ano. Depois de gravar um DVD com o tema NEGALOURA, apelido que ganhou do cantor Carlinhos Brown, Claudia Leitte vai levar ao carnaval em Salvador o tema África. A cantora também já firmou uma parceria com a banda de axé baiano Asa de Águia para unir forças em fevereiro. “Estarei saindo com o bloco Cocobambu. A gente tem uma parceria com o Asa de Águia que tem me trazido muitas alegrias. Carnaval no Bloco Papa, Bloco da Barra, que são um bloco só. Três dias na Barra e um, o último, no tradicional circuito do Campo Grande. Eu queria me manter no Carnaval da Avenida.

Vão ser dias maravilhosos de Carnaval em blocos incríveis e tem um espaço privilegiado em meu camarote na Ondina que já foi lindo o ano passado e este ano será mais bonito ainda, com um reservado lounge no restaurante Alfredo de Roma. Meu tema será África: meu figurino será inspirado nas mulheres de tribos africanas”, comenta Claudinha que neste carnaval pretende resgatar as raízes das culturas negra e brasileira através de seu bloco se utilizando, inclusive, de um figurino com adereços africanos. Para completar a festa, ela terá um convidado internacional. Será o cantor francês Lucenzo, que está super estourado com a música ´Danza Kuduro´”, adiantou a loura.

***A 30ª Oficina de Música de Curitiba tem na sua programação uma série de três bate-papos musicais, com críticos e historiadores da música popular brasileira, que será realizada no Sesc Paço da Liberdade – um dos grandes parceiros desta Oficina de Música, onde estão acontecendo também vários shows e recitais gratuitos.

O primeiro bate-papo musical acontece nesta sexta-feira (20), às 15h, com o conhecido musicólogo e crítico musical Zuza Homem de Mello.
Além de crítico e jornalista, Zuza Homem de Mello é também produtor musical. Há mais de 40 anos dedica-se a resgatar e divulgar talentos da música brasileira. Foi curador dos mais importantes festivais de música instrumental realizados no Brasil, como o Free Jazz. Os próximos convidados para o bate-papo são Sérgio Cabral (dia 23) e Patrícia Palumbo (dia 24). O entrevistador será o jornalista Roberto Muggiati.

***SÃO PAULO***

Crédito da foto: Divulgação.

REESTREIA HELL dia 27 de Janeiro no Teatro Eva Herz, Sextas e Sábado às 21h e Domingo às 19h, até o dia 15 de Abril.

***Fenômeno editorial na França e best-seller em dezenas de países, o romance Hell marcou em 2003 a estreia da escritora Lolita Pille, então com 21 anos. Retrato devastador da juventude rica e consumista de Paris, que preenche suas vidas com sexo, álcool, drogas e roupas de grife, Hell poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo, pois espelha os valores e o comportamento de uma classe que, sem encontrar limites para o prazer, vive o angustiante vazio do excesso.

Na adaptação do livro para o teatro, a primeira no mundo, Babenco teve a parceria de Marco Antônio Braz, concentrando a dramaturgia em dois personagens: Hell, a protagonista interpretada por Bárbara Paz, e Andrea, o homem que ama, vivido por Paulo Azevedo. Hell, pseudônimo da narradora, é uma garota rica, fútil e arrogante. Niilista despreza a natureza e o único credo é que seja bela e consumista.

A adaptação concentra a ação da peça na trágica história de amor vivida pela protagonista e Andrea - um jovem tão rico e tão imerso no desespero quanto ela. A experimentação de um afeto verdadeiro assim como uma total inabilidade para lidar com ele, constituem o fio narrativo principal da transposição para a cena desse romance.

Na equipe de criação da montagem, Giovanni Bianco, o diretor de arte de renome internacional, assina a concepção de imagem (figurinos, visagismo, design); Murilo Hauser é o co-diretor, Felipe Tassara fez a cenografia e Beto Bruel é o responsável pela iluminação. Direção de produção de Henrique Mariano e produção executiva de Roberta Koyama. Esse é o terceiro espetáculo que Hector Babenco dirige. Os anteriores foram Loucos de Amor (1988), de Sam Shepard, com Edson Celulari, Xuxa Lopes, Antonio Calloni e Linneu Dias; e Closer - Mais Perto (2000), de Patrick Marber, com Renata Sorrah, José Mayer, Marco Ricca e Guta Stresser.
***LANÇAMENTO***

***Uma nova fórmula de Powerade, bebida esportiva da Coca-Cola Brasil, chega ao mercado em janeiro. O novo Powerade ION4 repõe quatro dos eletrólitos que o corpo perde durante a transpiração - Sódio, Potássio, Cálcio e Magnésio. A nova fórmula ION4 acompanha a evolução dos requisitos da categoria isotônica, além de manter as vitaminas do Complexo B. Os sabores continuam sendo Limão, Tangerina, Uva, Mountain Blast e Laranja. O sódio é o principal eletrólito que se perde na transpiração e sua reposição é importante principalmente para os praticantes de atividades físicas prolongadas. Em linha com a ciência esportiva atual, Powerade ION4 tem o benefício de repor líquidos, minerais e carboidratos, oferecendo hidratação e energia para uma melhor performance esportiva.


***INAUGURAÇÃO DA NOVA CONCESSIONÁRIA DA HONDA PRIXX EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS***

Na foto: Sérgio Goloubeff (Diretor da Honda Prixx), Sr. Masahiro Takedagawa (Presidente da Honda América do Sul) e Sr. Hans Voswinckel (Presidente do Grupo Servopa).

Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: Cristian Letti (Gerente da Honda Prixx), Sr. Masahiro Takedagawa (Presidente da Honda na América do Sul) e Claudia Fioravanti (Supervisora de vendas da Honda Prixx).

***No dia 17 de janeiro, com badalado coquetel para imprensa e convidados, a Honda Prixx inaugurou sua nova concessionária em São José dos Pinhais. O evento contou com a presença da direção da Honda Prixx, e do presidente da Honda na América do Sul e do Gerente Geral da Honda no Brasil. A nova unidade fica na Avenida Comendador Franco, 2531 (Avenida das Torres). Também, foi apresentado o novo lançamento da Honda, o novo Civic 2012.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Um dos destaques da programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba, nesta semana, é o espetáculo da dupla Duofel, que acontece às 19h de sexta-feira (20), no Teatro do Paiol. O encontro permite que público empreenda uma viagem sonora pelo repertório dos Beatles, o inesquecível grupo inglês. Melodias bem exploradas, afinações próprias e acordes bem colocados permeiam um show repleto de sutilezas, que mostra o talento dos instrumentistas Luiz Bueno (guitarra elétrica) e Fernando Melo (baixo elétrico).

*****O Selo Oi Música, projeto da Oi que promove talentos do universo musical, lança o segundo álbum do cantor e compositor Qinho. O novo CD, “O Tempo Soa”, traz nove músicas inéditas de composições próprias e uma releitura de “Morena”, canção pouco conhecida de Gonzaguinha, com a participação especial de Elba Ramalho nos vocais. O show de apresentação de “O Tempo Soa” será no próximo dia 24, às 21h, no Oi Futuro em Ipanema.

*****Até o fim do mês de janeiro, a Procorrer, maior loja especializada em corrida do país, estará com todas as peças de vestuário com incentivos de até 50% e diversos tênis com os preços reduzidos durante a promoção “Sprint”. No mix da loja estão tênis para running, competição, treino, maratona, corrida de rua, triathlon, caminhada e acessórios para corrida.

*****Pelo quarto ano consecutivo, a Heineken é a bebida oficial do Festival de Curitiba, um dos maiores eventos culturais do país que transforma a cidade numa verdadeira vitrine de espetáculo e artes de rua. Para celebrar o patrocínio oficial feito ao evento, a marca já está desenvolvendo uma série de ações e promoções exclusivas e alusivas ao festival para surpreender espectadores e consumidores que circularem pelos bares e teatros da capital paranaense.

*****O público da 30ª Oficina de Música de Curitiba terá oportunidade de conhecer o trabalho autoral da Orquestra À Base de Corda. O grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba apresenta nesta sexta-feira (20), às 21h, no Teatro da Reitoria, o show “Nosso Som”. A orquestra mostra seu potencial criativo por meio de peças compostas por seus integrantes, além de arranjos elaborados especialmente para essa formação.

*****No último dia 9 de janeiro, durante o Encontro Anual de Professores da FGV, o professor do ISAE/FGV, Luciano Salamacha, recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o prêmio de melhor professor do FGV Management, na área de Estratégia de Empresas. Por conta da sequência de prêmios, Salamacha, passou a integrar o “Quadro de Honra” da Fundação Getulio Vargas, que premia os vencedores contemplados por cinco anos consecutivos.

*****A Alimentos Zaeli acaba de lançar mais uma novidade no mercado, o refresco em pó ZAFRESCO com cinco sabores: Abacaxi, Laranja, Limão, Maracujá e Uva. Rico em vitamina C, o refresco é produzido com polpa de fruta e já vem adoçado. Cada embalagem de 35 gramas rende um litro. 'Essa nova linha de refresco em pó chega para ampliar as opções de produtos para os consumidores, que já conhecem a qualidade da Zaeli', declara o diretor comercial da empresa, Paulo Giovanelli.

*****A Lide Multimídia, empresa especializada em comunicação empresarial, assessoria de imprensa e relações públicas, passa a atender nacional e internacionalmente a indústria FGM Produtos Odontológicos, líder na comercialização de Clareadores Dentais no Brasil e em alguns países da América Latina.

*****Neste sábado (21), às 15h, o compositor Chico Mello lança o CD “20 anos entre janelas”, com palestra no auditório Poty Lazzarotto do MON – Museu Oscar Niemeyer. O evento, que integra a programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba, também conta com a exibição em DVD da ópera “Destino das oito” – outra importante obra de Chico Mello – e vendas de CDs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário